“É Primavera, te amo”.
Se você ama seu pet, saiba como prevenir problemas influenciados pela troca de estação.
A queixa clínica que mais recebemos nessa época do ano é:
“Doutora, meu cachorro/gato está soltando muito pelo, o que devo fazer?”
Dra Kelle Dougla, médica veterinária (CRMV 23915-SP), e fundadora da Veterinária Califórnia, compartilhou algumas dicas importantes para essa troca de estação.
Você sabia que a mudança de temperatura e do clima influenciam diretamente na saúde do seu animal e, principalmente, na que de pelos?
Nossos amiguinhos peludos tem um sistema natural de troca de pelos, um ciclo de vida como os nossos cabelos, eles nascem, crescem, envelhecem e caem naturalmente, dando lugar para outros fios. Esse sistema natural auxilia na proteção quando frio e ameniza quando calor. Essa troca de pelos deveria acontecer duas vezes no ano, na Primavera e no Outono, mas com toda a mudança climática que temos vivido nos últimos tempos, não é bem assim, alguns cachorros e gatos acabam trocando de pelo com mais frequência, sempre que a temperatura e o clima mudam. É preciso estar atento! É importante observar a quantidade de pelos que caem, possíveis falhas e também sinais que podem indicar uma possível doença de pele, acarretando em problemas mais graves. Então fique atento se observar oleosidade, descamação, coceira frequente e intensa, bem como lesões na pele e/ou odor desagradável. Essa troca de pelos natural não deve ultrapassar 30 dias. Persistindo, procure um médico veterinário para avaliar a saúde do seu pet.
A Primavera chegou e seu companheirinho precisa de cuidados.
Saiba quais cuidados ter com os cães e gatos sempre que o clima mudar.
Escovar diariamente os pelos do seu pet
Dar banhos regulares com produtos pet ou shampoos neutro
Trocar a água e alimentos diariamente e com mais frequência para manter sempre fresca
Brincar com seu pet a fim de evitar o tédio e estresse
Manter a proteção contra ectoparasitas atualizada
Fazer um checkup para saber como está a saúde do seu pet para aguentar o calor do verão
Nossa recomendação para a Primavera é escovar seu bichinho diariamente, principalmente se ele tiver pelos mais longos.
Além de evitar o embolo e acumulo de sujeiras que acabam grudando nos pelos, a escovação auxilia nessa troca de pelagem. Você pode encontrar uma escova própria para seu pet em PetShop.
Banhos e tosas ajudam a refrescar, mas é importante não deixar a pele do animal muito exposta nem úmida, por isso, a tosa higiênica é a mais recomendada nessa estação do ano e a secagem pode ser feita com o auxílio de um secador bem morninho.
A função dos pelos é proteger a pele do animal do clima e da exposição solar, por isso, é importante encontrar produtos que hidratem a pele e pelo do cãozinho ou gatinho, prevenindo possíveis problemas de pele decorrentes desse período mais quente e chuvoso.
O que ajuda a manter seu pet saudável são alimentos e água sempre frescos. Por isso é importante que ele beba água durante todo o dia para se livrar do calor e que as refeições sejam oferecidas na proporção certa e em horários mais frescos, como pela manhã e mais no início da noite. O ideal é espalhar vasilhas com água em diferentes pontos da casa e, se possível, ter uma fonte de água, pois nossos amiguinhos amam uma água corrente.
Essa é uma época do ano muito boa para passear ao ar livre, mas nos dias mais quentes, aquele passeio na rua deve ser com mais cautela, pois alguns animais são mais sensíveis as altas temperaturas e sofrem até com queimaduras nas patinhas. E, se seu pet fica exposto ao sol, também é importante proteger focinho, patinhas e orelhas. Já existe no mercado pet alguns protetores solares veterinários para auxiliar nessa proteção.
Na Primavera, o aumento da temperatura e as chuvas mais frequentes são dois pontos de atenção. Além de maior reprodução das pulgas, carrapatos e piolhos, das moscas e mosquitos, que são mais comuns nessa época do ano, já que o clima auxilia na reprodução desses ectoparasitas, também aumenta a incidência da Leptospirose, doença causada por ratos, seja no contato direto ou com sua urina, que é espelhada com a água da chuva. Essa doença pode ser transmitida para nós humanos e é muito perigosa para ambos. Você deve higienizar com mais frequência os ambientes que seu pet mais gosta de ficar e também imunizar seu amiguinho com medicamentos e/ou vacinas – mas claro, sempre com a avaliação de um médico veterinário. Além de proteger seu pet, você protege sua família.
Assim como o nosso corpo, o dos animais muitas vezes também escondem algumas doenças que só são descobertas com a realização de alguns exames simples. Por isso se faz importante a visita regular ao médico veterinário para saber como anda a saúde do seu companheirinho. Algumas doenças, se previamente descobertas e tratadas, além de prevenir tratamentos mais longos e invasivos, aumentam o tempo e qualidade de vida de quem a gente tanto ama. O recomendado, para animais que não apresentam sinais de problemas, é a visita ao médico veterinário a cada 6 meses.
Comments