top of page
Foto do escritorClínica Veterinaria Califórnia ClinVetCalifornia

Conheça os cuidados indispensáveis para uma vida longa para seu bichano

Além de manter as consultas com o médico-veterinário e as vacinas em dia, mesmo que seu gatinho não saia de casa, é indispensável que você crie alguns hábitos para o seu gato.


Afinal, tudo que queremos é que ele viva da melhor forma possível e por muito tempo.

O primeiro ano do seu gato filhote é o melhor momento para você o ensinar a se tornar um gato comportado e confiável... O primeiro ano de vida com seu filhote (primeiras 52 semanas) será repleto de troca de carinho, como risadas, beijos e abraços, sem falar naquela baguncinha básica. Aproveite para criar hábitos saudáveis. Se seu gato é mais crescidinho, não se preocupe! Apesar de poder levar um pouco mais de tempo, ainda é possível você o ensinar e mudar seus hábitos... Continue lendo aprenda como construir hábitos saudáveis...


Casa à prova de gatos, um local seguro...

Gatos amam arranhar tudo que tiver madeira, papelão, plástico e também aqueles estofados fofinhos...


Além de transformar meias, cadarços e tudo mais que ver pela frente em seus brinquedos preferidos... Lembre-se sempre, de se lembrar, para nunca mais esquecer, que você pode remover quaisquer tentações em portencial, evitando que o gato transforme aquele móvel lindo em um arranhador...


Seu gato precisa de um local seguro, onde ele possa chamar de seu e passar boa parte do seu tempo - a maior parte, dormindo. Você pode criar esse local, oferecendo um espaço confortável, para que ele se adapte e goste de ficar por lá. Assim ele ficará menos estressado e você também. Hoje existe nos Pet Shops algumas casinhas para gato, compostas por arranhadores e até uma rede para descanço... É uma boa opção!


Seja presente na vida do seu gato...

Apesar dos gatos passarem boa parte do tempo dormindo (entre 12h e 16h de sono), outra boa parte se lavando, outra boa parte comendo e outra boa parte com preguiça, seu gato precisa de você presente! Reserve um tempinho do seu dia para estar com ele e crie o hábito de tocar nele - dentro dos ouvidos, entre os dedos dos pés e até na boca. Você criará o hábito do carinho e isso tornará mais fácil para o seu gato as idas ao seu médico-veterinário e tosador, além de facilitar para você e outras pessoas cuidarem dele quando necessário for. Ensine boas maneiras com aqueles comandos básicos que você já conhece: senta, fica, quietinho... Todo comando é importante para que ele se torne um gato mais obediente, mas é importante lembrar que você precisa estar paciente e calmo para ensinar esses comandos. Use recompensas quando ele responder ao seu comando. É um ótimo reforço positivo e fundamental para criar novos hábitos. Seja generoso, não economize no carinho e aproveita para sair e brincar com bichano. Eles também precisam de bastante exercício físico, então você pode encontrar uma atividade que ambos gostem de fazer e aproveitar esse tempo juntos.

Seu gato precisa de uma agenda...

Criar uma programação diária é muito importante para melhorar a saúde e o bem-estar.

Para hábitos alimentares saudáveis, defina os horários para as refeições e ofereça ração adequada, de qualidade e na quantidade ideal.

Se possível, coloque uma fonte com água corrente para estimular seu gato a beber mais água.

Gatos tendem a ter problemas de obstrução do canal urinário e problemas renais, muitas vezes por não beberem água com frequência. Defina o local para que seu gato faça suas necessidades e o coloque lá sempre nos horários programados. Isso também vai ajudar ele entender que ali é o local para fazer suas necessidades. Reserve horários para cochilar, brincar e também o horário para dormir. Inicialmente, você pode criar o hábito de deixar seu gato preso no horário de dormir.

Seu gato precisa de uma proteção extra...

Mesmo que seu gato só fique dentro de casa, é muito importante proteger ele contra pulgas, carrapatos, sarna, vermes e vírus que prejudicam sua saúde, muitas vezes causando danos irreversíveis e até levando a óbito. É importante você ter um médico-veterinário de confiança para passar seu gatinho em consulta regularmente e anotar tudo em sua carteirinha de saúde. Converse sempre com seu médico-veterinário para esclarecer suas duvidas, seja em relação à saúde, comportamento, reprodução, entre outras questões que possam surgir. Diferente dos cães, que precisam de múltiplas vacinas, os gatos precisam apenas de duas: contra as viroses - a Quíntupla Felina contra a raiva - a Anti-rábica Além das vacinas e da consulta regular ao médico-veterinário para verificar se está tudo ok com a saúde do seu bichano, é importante você vermifugar e realizar o tratamento antiparasitário regularmente, seguindo sempre a orientação do seu médico.


Se você também ama pets como a gente, compartilhe essas dicas importantes para a saúde dos nossos parceirinhos de felicidade.


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page